Ativando a criatividade nas crianças


Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

blog-criatividade-criancas

A criatividade é um recurso maravilhoso que nós seres humanos temos para nos auxiliar na prática de resolução de problemas e desafios que acompanham o nossos dias atuais.
Através deste ‘click’ na criatividade com as crianças, podemos descobrir maneiras de serem abordados diversos assuntos. Através de desenhos, escritas e imaginação as crianças (e também qualquer pessoa), podem conseguir expressar seus sentimentos e suas vontades. Normalmente os pequenos utilizam este método sem perceber, como se pudessem colocar os seus sentimentos em um determinado desenho ou objeto, por exemplo, se a criança se sente triste porque o cachorrinho faleceu e ela não consegue falar sobre este assunto, ela pode estar brincando com uma boneca e dizer que “a boneca esta triste” ou desenhando algo que represente sua tristeza sobre a situação. É de suma importância que nós adultos que estaremos lidando com estas crianças entremos na brincadeira e também na situação. Se ela disser que a boneca esta triste devemos perguntar o porque da boneca estar triste, sem mencionar que é a criança que esta triste, caso contrario a criança não encontrará confiança de falar sobre a situação.

 

No caso do uso da criatividade, fazemos com que a criança aprenda brincando com ideias, pensamentos e emoções, para que isso colabore com um bom desenvolvimento. Há um livro chamado TOC TOC PLIM PLIM que aborda este tema e é muito rico em atividades voltadas para a criatividade. É um livro com bases psicológicas, mas o seu uso não é restrito e você pode aplicar estas atividades em algum grupo de crianças que você tem acesso semanal, pois é um trabalho continuo.

 

A primeira atividade irá falar sobre a identidade de cada um de nós. É importante que seja falado sobre o tema e desenvolvido o mesmo, antes de ser aplicada a atividade, e não somente ler a atividade para os pequenos. Também é preciso levar em consideração que para cada atividade desenvolvida em qualquer faixa etária é necessário que você se prepare antes estudando, lendo e se programando. O improviso é muito bom, mas no caso das crianças não deve ser o seu carro chefe, pois é o publico mais critico que há.

E o mais importante, se divirta desenvolvendo as atividades, é importante estar sempre animado e alegre para poder contagiar a criançada com uma auto estima muito boa e para motiva-los durante a atividade.

 

Segue abaixo um link para aqueles que quiserem adquirir o livro:
(É um livro que tem um bom custo/benefício, encontrado em vários outros sites e lugares)

http://www.americanas.com.br/produto/175374/livro-toc-toc…-plim-plim-

 

E como usar este livro para evangelizar as crianças?

Simples, use sua criatividade. Os temas abordados no livro são muito fáceis para serem abordados com uma ótica cristã e podem ser utilizados para falar da importância de cada criança para o nosso Deus. Você pode utilizar músicas para auxiliar na explicação, dizer que você pode ser do jeito que é, cheio de falhas, mas Deus ama cada pessoa do jeitinho que é, mesmo usando óculos ou não, sendo baixo ou alto, gordinho ou magricela, usando aparelho ou não, com os olhos escuros ou claros, de todas as maneiras, cada um é especial para Deus. Assim como o nome é algo muito importante na pessoa, sermos chamados de Filhinhos por Deus também é.

 

Então abra a sua mente e deixe o nosso Paizinho te usar como instrumento para chegar até o coração das nossas crianças.

Deus abençoe!

Mayara Salles

Mayara é psicóloga, reside em Itapeva, interior do estado de São Paulo, trabalha atualmente em duas entidades com princípios cristãos, sendo uma com crianças em atividades complementares as escolares e outra sendo uma clínica terapêutica de dependência química. Tem como uma segunda língua a libras, possui cursos da Apec, é professora de escola dominical da Igreja Presbiteriana do Brasil Monte Sião, além de desenvolver trabalhos como palestrante em empresas na cidade local e relizar cursos na igreja local. É envolvida com missões desde 2008 através de evangelismo infantil e em contato com Jocum desde 2014. Já teve catapora em uma viagem ao estado de Minas Gerais com 4 anos de idade e....ops, esqueci que isso não é uma biografia completa...rs

Leave a Reply